sábado, 27 de abril de 2013

V PASSEIO FOTOGRÁFICO da SF/SFA





Foto do cartaz de Jose Pio

A Secção de Fotografia irá realizar o seu V Passeio Fotográfico nos dias 8 e 9 de junho, que desta vez terá como destino a Beira Baixa.

Habitualmente, temos contado 
nas nossas atividades com a presença entusiástica de fotógrafos de Castelo Branco e  nesse sentido,  nós ribatejanos, vamos retribuir-lhes com uma visita à bela cidade de Castelo Branco.


A Beira Baixa possui grande variedade de monumentos e lugares que merecem a nossa visita. É o caso da aldeia histórica de Monsanto, que inclui o povoamento lusitano da Serra de Penha Garcia e Barragem de Santa Águeda, onde pretendemos terminar o dia 8 e aproveitar a magnifica luz do fim de tarde.

O encontro para o primeiro dia da jornada será na cidade de Castelo Branco, no dia 8 de Junho pelas 9h00, no Parque do Paço, junto ao Museu Tavares Proença Júnior  onde daremos início a um passeio pela cidade. Visitaremos a antiga Praça Luís de Camões, a atual Praça Velha, o jardim do Paço, entre outros locais aprazíveis de serem visitados. A seguir ao almoço, terminaremos o dia na Barragem de Santa Águeda.

Para pernoitar sugerimos o lugar de Idanha-a-Nova, ou por ali perto, ou até mesmo em Monsanto, uma vez que pretendemos ir até a esta aldeia histórica. Pernoitando neste lugar chegaremos mais rápido ao destino.

Domingo, 9 de Junho, segundo dia do passeio, a concentração está marcada para as 9h30, em Penha Garcia, junto ao parque onde se encontra o carro de combate o M47 Patton.
O destino preferencial do passeio na parte da manhã será a zona da Rota dos Fosseis. De tarde seguimos em direção à aldeia histórica de Monsanto.

Sugerimos aos participantes que se organizem de modo a utilizar o menor número de veículos possível e assim haver uma redução de custos, além do menor impato ambiental.


Estamos a ultimar um documento de apoio ao Passeio com horários e percurso do mesmo.

Como o percurso é extenso, este passeio será repartido por dois dias. A seguir indicamos os contactos de alguns lugares onde podem pernoitar. Reserva e alojamento são da responsabilidade de cada participante.


Deixamos algumas sugestões:



Alojamento local em Aldeia de Monsanto

Casa da Maria
Av. Fernando Ramos Rocha, 11, Monsanto
6060- Monsanto
965 624 607 / 966 443 663
Quartos: 3; camas: 6
Sala de estar, cozinha equipada; duas casas de banho.
Aqui o alojamento custa 20€ por pessoa sem pequeno-almoço, com pequeno-almoço 25€ e, pode-se cozinhar.

Pousada da Juventude Idanha-a-Nova
Praça da República, 32,
6060 – 084 Idanha-a-Nova
277 201 127 Fax 277 201 128
idanha@movijovem.pt

Pousada de Castelo Branco
Rua Dr.Francisco José Palmeira - Edifício do IPJ
6000-230 Castelo Branco
Tlf: 272 321 363
Fax: 217 232 101
Email: castelobranco@movijovem.pt


Site das Pousadas da Juventude: www.pousadasjuventude.pt
 
Nota: Qualquer pessoa pode usufruir das pousadas, apenas necessita de cartão de pousadas da juventude


Mais alternativas

BEST WESTERN Hotel Rainha D. Amélia *** - em Castelo Branco
   Rua de Santiago, Nº 15
   6000-179 Castelo Branco
   Tlf: 272 348 800
   Fax: 272 348 808
   Email: geral@hotelrainhadamelia.pt
   Site: www.hotelrainhadamelia.pt


Hotel Colina Do Castelo ****  - em Castelo Branco

   Rua da Piscina, S/N
   6000-776 Castelo Branco
   Tlf: 272 349 280
   Email: tryp.colina.castelo@meliaportugal.com
   Site: www.trypcolinacastelo.com


Parque de Campismo
Telefone do Parque: 277 202 793; Gerente: 963 139 870
Junto à barragem Marechal Carmona – Idanha-a-Nova

 ou pesquisa em: www.booking.com

 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

IV PASSEIO FOTOGRÁFICO DA SECÇÃO DE FOTOGRAFIA DA SFA - ALPIARÇA


Mouraria, o bairro da Severa, foi palco de mais um passeio fotográfico da Sociedade Filarmónica Alpiarcense

Em mais um passeio fotográfico organizado pela Secção Fotográfica da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro (o quarto), os territórios escolhidos foram desta vez os históricos bairros lisboetas do Intendente e da Mouraria.
Na manhã do dia 13 de Abril e subordinado ao tema “Vamos descobrir a Mouraria reabilitada, um bairro intercultural”, os passeantes em número de 60 (o máximo aceite pela organização), foram guiados por membros da Associação Renovar a Mouraria, parceira na organização, por ruas, ruelas, becos e escadarias das antigas freguesias dos Anjos, Socorro, Madalena e S. Cristóvão / S. Lourenço.
Nas quase quatro horas do passeio, foi dado a conhecer o trabalho que se tem desenvolvido (e dos projectos em vias disso) os quais, a pouco e pouco, vêm mudando a face de zonas muito degradadas e, consequentemente, melhorando as condições de vida da população, maioritariamente idosa, ao mesmo tempo que tenta atrair jovens aqueles bairros.
Exemplo desta última prática é a Casa Independente (um espaço cultural e de restauração), parceira no Passeio e sediada no Largo do Intendente, local que até há bem pouco tempo era um dos locais mais degradados.
A rica história da zona foi também um dos pratos históricos do Passeio, a par da sopa de pedra, dos vinhos e das laranjas de Alpiarça, servidos ao almoço na Casa Independente, tendo as ginjinhas bebidas no percurso na célebre tasca “Os amigos da Severa” servido de aperitivo.
O passeio fotográfico por território da Severa e de Fernando Maurício, e que também permitiu aos participantes (cuja maioria não conhecia os locais mais “íntimos” da Mouraria) tomar realidade com a rota das tascas, teve ainda o apoio institucional das Câmaras Municipais de Alpiarça e de Lisboa (Programa Local de Habitação de Lisboa) e do BIPZIP (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritárias de Lisboa).